O método Hatha Vinyasa

O Hatha Vinyasa é uma linha fluida e mais dinâmicada Hatha Yoga. O método faz a união das técnicas milenares do Hatha Yoga com o vinyasa, que significa “fluidez” e “dispor em sequência”. O resultado é uma prática que utiliza como base a sincronia entre os Ásanas (posturas corporais) e o pranayama (respiração); Quando ficamos atentos a nossa respiração e aos nossos movimentos, estamos treinando nossa mente a estar no momento presente.

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Etapas da Aula

Aquietamento – PratyaharaMomento de tornar a mente introspectiva, trazer a atenção para o presente, aquietar os sentidos e tranquilizar os pensamentos;

Respiração – Pranayama: Os pranayamas são técnicas respiratórias que ajudam a trazer consciência do corpo e aumentam a capacidade de concentração, podem melhorar quadros de insônia e reduzir ansiedade;

Aquecimento – Pavana Muktasana: São movimentos sutis que melhoram a rigidez nas articulações, fortalecem a musculatura, promovem mobilidade e preparam o corpo para a prática dos Ásanas (posturas);

Posturas – Ásanas: São posturas firmes e confortáveis que proporcionam equilíbrio sobre o corpo, aumentam a flexibilidade, tonificam os músculos e aumentam a capacidade de força. As posturas são coordenadas à respiração e por isso desenvolvem a conexão entre o corpo e a mente;

Relaxamento – Yoganidra: Exercícios de relaxamento que trazem repouso para o corpo e a mente. Um corpo relaxado esta menos vulnerável a dores e stress. Durante o relaxamento corpo e mente estão em íntima conexão.

Meditação – Dhyana: Meditação e fluxos contínuos de concentração vêm sendo pesquisados e recomendados por médicos. Meditar pode reduzir ansiedade, stress, insônia, risco de doença cardíaca entre outros;

Benefícios para o Praticante

  • Melhora o tônus e flexibilidade muscular;
  • Promove elasticidade articular;
  • Aumenta força, resistência e equilíbrio;
  • Ajuda a melhorar os níveis de foco e concentração;
  • Motiva ao autoconhecimento e observação das emoções;
  • Promove o relaxamento;
  • Melhora o autocontrole e níveis de stress;
  • Promove uma boa qualidade do sono;
  • Melhora a saúde geral do corpo e qualidade de vida;

Namastê!